20061026

De alma em banho-maria...

Ontem ao serão, assisti a um debate que me deixou intrigada. Parece-me que a ideia é provocar alguma sede na audiência por uma revisitação do passado, mesmo desse passado a que ainda chamamos presente. E fiquei intrigada porque, subitamente, parecia que estava a comentar-se qualquer outra coisa que não um programa de entretenimento televisivo, por um lado, e, por outro, porque, ainda que com um painel pouco vulgar de convidados, foi visível o quanto ainda nos falta reconciliar com a nossa memória colectiva e o quanto tudo nos serve (porque provavelmente ainda tudo nos dói) para arejar as mesmas feridas. Hoje, li estas coisas extraordinárias que aqui seguem:
«George W. Bush está preocupado com a situação no Iraque. O presidente dos Estados Unidos admitiu esta quarta-feira, numa sombria análise da guerra no Iraque, que os EUA sofrem pesadas baixas, declarando-se consciente de que «muitos americanos não estão satisfeitos com a situação no Iraque» - Google News, TVI e mais uma longa série.
«[Augusto Moreira, vice-presidente da Associação de Familiares das Vítimas da Tragédia de Entre-os-Rios] quer saber junto de advogados se é possível responsabilizar o Ministério das Obras Públicas por não ter criado as regras e ainda por ter ignorado os alertas emitidos desde 1991. Moreira pretende ainda indagar sobre a responsabilidade do Ministério do Ambiente pela fiscalização da extracção de areias.» - Primeiro de Janeiro
Decididamente, vou pôr a alma em banho-maria e dar um passeio pelo loch...