20061022

Outros rituais de passagem...

Antiga como sou, são muitas as memórias. E hoje deu-me para lembrar-me dos meus tempos de aluna de antropologia, de aluna de teologia, de fazedora de livros, dos meus tempos, alvoroçados e sem tempo, de aposta inteira no desenvolvimento comunitário e doutros episódios, no sufoco urgente da esperança, da assistência humanitária de emergência. E deu-me também para pensar que tenho levado esta vida ocupada a acartar pedrinhas e a pô-las umas sobre as outras, mal haja um aceno, numa quase obcessão por construir pontes. E, se calhar, o mais grave do meu estado, é que não me arrependo e até parece que, com o passar do tempo, mais arreigada me sinto à convicção do valor das pontes. Talvez por acreditar que todas as pontes têm em si a capacidade de portas - e vice-versa - e que tudo residirá na 'passagem para o outro lado' do olhar e do sentido como nos vivemos. Até loch...