20070121

Minúcias num Domingo de Sol

Soleil du Dimanche, Mucha
O Sol acordou com uma boa disposição contagiante. Não faz calor, o que foi um óptimo pretexto para me vestir cor-de-ameixa, com umas camisolas acabadinhas de sair do forno, sim, tricotadas ao serão, à moda antiga, com este meu gosto velho de tecelã, e para me regalar com este café cheiroso que me deixa um consolo de sabor quente na boca e com o gesto de segurar a chávena com as mãos em concha, como se se trocassem meiguices.

Tenho a televisão ligada, as notícias escorrem como as areias da Caparica, que lá vai ficando sem Costa, ou com Costa sem praia, perante a incapacidade (em todos os sentidos) de travar o processo ávido das águas
- há um responsável que diz, mesmo perante o insucesso do método, que 'optam pela solução que é a mais adequada' (INAG) - SIC Notícias). Depois, escorrem os mais recentes espanadores de consciências do país, os mais recentes escândalos, os mais recentes debates, no useiro desfile de reportagens, entrevistas, comentários, sem que nada do que é dito nos conte, de facto, alguma coisa para além dos sintomas... Ah! Última curiosidade: urgência hospitalar em contentores (???) Também há quem diga que é normal (???) as pessoas estarem à espera de atendimento das 10 da manhã à meia-noite... Mas afinal o que é que não se acha normal? E curiosidade maior é perceber que nos indignamos até à mais profunda náusea e que, mesmo que queiramos reagir de forma construtiva, nos sentimos doentes de uma impotência talcomo se nos vissemos num útero minado e inexorável.

Mas, dizia eu, que o Sol acordou com uma boa disposição contagiante... Claro que vou ter de optar pela solução dos três macacos sábios ou continuar a passear, ao vivo e a cores, pelas minhas chamadas utopias, escavando, no que me rodeia e com os meus, os parcos caminhos que poderão ajudar a minorar os disparates e as suas tão frequentemente nefandas consequências. Pois é, acabo por fazer essa minúcia que todos ainda podemos fazer. É pouco, mas tem Sol. Para não perder o fio a essa meada, tenho de agradecer ao carlos a.a., ter-me dado a conhecer o anterozóide e ter proporcionado o magnífico mote musical para os anoiteceres apaziguados deste fim de semana! Até loch...