20070123

Colagens de pedacinhos

Quem não conhece esta imagem, exemplo típico do mosaico bizantino? De facto, acho que não há quem não conheça... e no entanto, a arte deste mosaico bizantino está na colagem de tantos, de tão inúmeros pedacinhos que, se calhar, poderiam ser colados de outro modo, dependendo da emoção do autor, do seu sentimento, da sua visão da realidade... da sua própria apetência para o acto de os reunir, das névoas ou sóis que lhe acudam aos olhos no momento de decidir o que retratar... E depois falamos do ser humano como um conjunto, também ele, de pedaços, sem vasos comunicantes, em que a emoção estará de um lado e a lógica do raciocínio do outro... De acordo com isto, eu sou um armário de gavetas e, incorrectamente porventura, não me sinto como tal... Não sou um armário de gavetas, sou um conjunto, possivelmente governado por dois hemisférios cerebrais que fazem a sua síntese naquilo que eu sei que sou e naquilo que os outros crêem que eu sou... E de repente há quem crie hierarquias quanto à posição destes hemisférios e hierarquias quanto a tudo - tudo - aquilo que faz o meu eu...
Devassam-nos, espartilham-nos, estudam-nos às fatias... e nós deixamos... e até contratamos quem normatize, regule, legisle, decida, ajuize sobre pedacinhos de nós que, por muito que se esforcem, nunca serão o nosso eu, que é sempre diferente da soma pretensamente lógica de todos os nosso pedacinhos... que podem ser colados de tantas e de tão variadas maneiras... Os juízes não podem alterar a lei - acabo de ouvir - mas podem ter os hemisférios cerebrais suficientemente ligados para retirar e reconfirmar a humanidade que existe para além dos pedacinhos... e, como eles, os juízes, são gente, nós - que não somos juízes, nem queremos - também o somos. Talvez dê para pensarmos um bocado, pararmos um niquinho de tempo, e decidirmos se continuamos a querer ser lidos como apenas colagens de pedacinhos ou se teremos o direito a ser pessoas... Até (quem sabe?) loch...

2 Comments:

Blogger Cristina said...

belo momento este. obrigada:)

beijinho

1/24/2007 10:25:00 da tarde  
Blogger T-Regina said...

Ó Cristina, muito obrigado eu! Um grande beijinho e um óptimo fim de semana!

1/27/2007 12:36:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home