20061113

Os dias de Sisifo...

Sisifo, Ticiano

Ahhhhhhhhhh! Ou levo isto a rir ou fico-me no esforço inútil de lutar contra marés, de ir buscar forças onde não as tenho, de repetir- me vezes sem conta que uma pessoa é mais do que as suas circunstâncias! Apesar de muita circunstância 'sue-ellenesca' da minha vida ( isto para quem se lembrar de Sue Ellen, a tétrica personagem da não menos tétrica série Dallas, de há 74856 anos atrás, a quem tudo acontecia), não tenho por hábito entrar em depressão mas... macacos me mordam se não sinto de quando em vez um certo complexo ou síndrome de Sisifo! Por sorte, a minha concepção cosmogónica não se identifica particularmente com a dos Gregos, mas, como diria o outro... que las hay, las hay! E há dias assim, em que nem a vetusta idade me dá nem sabedoria nem paciência, antes pelo contrário! E hoje, apesar de estar há não sei quantas horas a olhar para aquela prenda fabulosa que é um anel que trago ao peito com a mágica frase «Isto também passará», a única coisa que consegui foi este apetite desmesurado por dar três bons gritos, daqueles que nem a passagem do combóio emudece, e dizer ao mundo que estou farta! Ahhhhhhhhhhhh! que nacinha esta!

Para quem não conhecer a história do anel, (e outras) aqui vai:

He said:
'I do not know the cause, but something impels me to seek a certain ring, one that will enable me to stabilize my state.

'I must have such a ring. And this ring must be one which, when I am unhappy, will make me joyful. At the same time, if I am happy and look upon it, I must be made sad.'

The wise men consulted one another, and threw themselves into deep contemplation, and finally they came to a decision as to the character of this ring which would suit their king.

The ring which they devised was one upon which was inscribed the legend:

This, too, will pass. (in The Way of the Sufi, Idries Shah)