20061202

1139-1580-1640

Restaurámo-nos. Em 867 anos de história, fez ontem 366 que nos restaurámos. Talvez algo coxos, quiçá algo confusos... Mas restaurámos. Nas minhas divagações, gosto de pensar que restaurámos, principalmente, o nosso sentido enquanto nação e que as nossas manqueiras e dúbias hesitações se prendem com outros sentires, que, por acaso, de ‘sentir’ têm muito pouco. Mas não deixamos de ter alguma bizarria... Empolgamo-nos com uma série de acontecimentos e/ou debates, ou meramente com coisinhas que de algum modo nos atiçam esse sentimento de nação, de pátria ou mátria, e passamos, quase sem nos determos, pelas escassas oportunidades em que o calendário oficial o evoca. Celebramos um 10 de Junho como Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, talvez baralhados pelas ambiguidades das datas e das histórias da História e a data da Restauração fica, assim, como um retrato a óleos que o tempo desmaiou de alguém de quem nos disseram ter sido parente e que nos habituámos a ver apenas quando há que espanejar-lhe o pó naquele recanto da parede. No entanto, não deixo de pensar para com os meus botões, nestas conversas que tenho com a minha lusitaneidade, que por muito que falte para que te cumpras, é bom ser-te, Portugal! Até loch.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

portugal é como um amado com tendências suicidárias. sabemos o quanto precisa de nós, mas existe uma voz interior que clama, às vezes com uma persistência aguda, por outras paragens.

(da primeira vez que regressei - de uma voltinha de sete dias à galiza - tive o impulso de sair do carro para beijar o chão).

chega a ser insuportável o quanto se gosta deste jardim à beira mar plantado.

12/03/2006 02:19:00 da tarde  
Blogger T-Regina said...

Mas é mesmo uma história de amor! Cheia de todos os matizes dizíveis e indizíveis e, talvez por isso mesmo, insuportável!!! Não poderíamos era suportar-nos sem ele... estranhos que somos! ;) Obrigado pelo seu comentário e as minhas melhores saudações blogosáuricas - Bom Domingo!

12/03/2006 04:49:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home